domingo, 29 de novembro de 2020

Possíveis Atividades Conjuntas a Partir de Agora

 

Prezados Colegas da Área de Biologia.

Faço este e-mail para fechar a disciplina LCE0136 (leiam os anexos somente nas férias, são cumpridos, talvez leiam somente o Anexo 1, que curto) e convida-los a trabalhar em nossa equipe, nas áreas de Inteligência Artificial (IA), Ciência de Dados (CD), Gestão  4.0.e.5.0 e Certificação Internacional da Qualidade (CIQ), como ISO 14.000 Gestão Ambiental, 17.025 Qualidade de Laboratórios, FSC Produção Ecologicamente Correta, Socialmente Justa e Economicamente Viável etc.

Após o fechamento das notas enviarei uma pesquisa no Google Formulários, sobre como podemos melhorar a disciplina (Analise SWOT), por favor respondam, temos que nos preocupar com ter todas as disciplinas atualizadas, eficazes e eficientes. A nossa disciplina é de baixa carga horaria mas a podemos complementar com atividades extracurriculares como as do Projeto Inteligência e Gestão 4.0 e 5.0, que inclui as áreas acima mencionadas, nesse projeto temos diversos sub projetos como: Laboratórios, IA, CD e Gestão para Biologia e Ecologia, é um deles, Orientações Curriculares (todas as existentes em graduação e pós-graduação), Cursos Extracurriculares, Grupos de Estudo (em português, espanhol e inglês), DDDD (Diversão Descoberta Desafio e Debate, pesquisa descontraída), Clinicas para Atualização etc.

Já estamos com o resultado da pesquisa de mercado de trabalho para os Biólogos da ESALQ, TCC em Ciências Biológicas na ESALQ da Aluna  Vanessa Taconha. Dos aproximadamente 400 formados, 62 responderam o questionário, mais do que suficiente por que o tamanho ótimo de amostra foi 35, eu sou o orientador. 

Conseguimos estimar, por IA, Mchine Learnig Supervisionado para Previsão, as variáveis preditoras da Variável de Resposta: Tempo de Trabalho na Área de Biologia, dos egressos. Provamos que esse tempo está relacionado com o senso crítico sobre concorrência na área, utilização de IA e CD e também a utilização de tecnologias de Gestão e CIQ. Não esperávamos comprovar que essas áreas são tão determinantes da empregabilidade e competitividade dos Biólogos da ESALQ.

Podemos observar que independentemente da área de atuação na Biologia, essas áreas são muito importantes na empregabilidade e competitividade dos Biólogos da ESALQ.

Faremos reuniões com a COC de Ciências Biológicas e com a Coordenação de Cursos da Ecologia Aplicada, para conversarmos sobre o resultado da pesquisa e como podemos adequar os programas das disciplinas para preparar os egressos de forma que possam atender as necessidades da sociedade e trabalhar confortavelmente na sua profissão. Estão todos convidados para essas reuniões, mando data, hora é link completo para participar (o resumido é o mesmo da disciplina: zwz-pbzr-qkx), acho muito importante participarem para colaborar na decisão sobre a incorporação dessas inovações. Mandarei esses dados nos seus e-mails com 10 dias de antecedência ou mais.

Nossas áreas de atuação são muito interessantes, divertidas, surpreendentes e inteligentes, como perceberam gosto muito delas. Tal vez possamos fazer uma parceria, sem dúvida é importante para a formação de vocês. Para nossa equipe é muito importante aumentar a massa crítica por que inovações são constantes, frequentes e volumosas, impossível estar atualizados com uma equipe pequena.

Stephen Hawking afirmou que a IA poderá ser a tecnologia de maior impacto na Humanidade, já é importante, estamos na Era da IA. Vocês podem fazer com que todo esse poder possa ser conduzido para áreas de Ecologia, Preservação de Biomas, Biodiversidade, Equilíbrio Entre as Espécies, Resolver o Problema do Efeito Estufa, Adotar Sistemas da Natureza em Atividades Humanas  etc.

Já conseguimos aplicar IA e CD em Todos os trabalhos, temos vários concluídos ou em andamento. Recebemos uma premiação importante na Europa ano passado trabalhando com Machine Learning, sobre como defender o Bioma Amazônico. Estamos relativamente bem nessas áreas, mas ainda há muito mais para aprender e realizar, temos que sofisticar a sofisticação (H. Hesse, Nobel de Literatura) para evoluirmos. Fazemos bons trabalhos, queremos que sejam excelentes. Gostaríamos que fosse nas áreas de Biologia e Ecologia. Nosso maior especialista é Rafael Moral, biólogo da ESALQ que ensina IA na Europa. Ele vem todos os anos a nos reciclar, através de uma disciplina de pós-graduação, aberta a graduação, em julho-agosto.

A Inteligência Coletiva (Gestalt) é importante desde a Sociedade 1.0, agora na 4.0 e 5.0 é vital. O Homo sapiens sapiens conseguiu sobreviver à última Era Glaciar, graças a essa inteligência, a agulha, um dos principais inventos dessa época, para fazer roupas quentes e calafetar as moradias foi achada na Manchúria, elaborada com ossos de animais do Norte da África. Socializamos entre humanos e com animais. A Inteligência Coletiva foi vital, o H. Homo sapiens neanderthalensis, ainda que mais forte, era menos comunicativo, mais fechado dentro de famílias e não conseguiu sobreviver, somente participa no máximo de 2 % de nossos genes, por hibridação.

Espero trabalhar com vocês em breve, no dia 12/12/2020 iniciaremos um subprojeto do Projeto: Inteligência e Soluções 4.0 e 5., denominado Clinicas, uma instancia de atualização com a fronteira da ciência e tecnologia, essa clinica será sobre: Utilizações Praticas da IA e a Sociedade 5.0, das 15 às 17 horas, no link do Google Meet de nossa disciplina: zwz-pbzr-qkx . Se não puderem assistir ficará gravada no blog do Projeto: https://ia-cd-pesquisa-gestao40-usp.blogspot.com/, colocarei o link completo (para celular) às 14 horas desse dia, nesse link.

Em janeiro, fevereiro e março teremos uma clínica ou curso todo sábado à tarde. Os laboratórios estão trabalhando a pleno capacidade, estão convidados para todas as atividades. Em anexo coloco o material que será divulgado na COC Biologia e Ecologia Aplicada, ainda como rascunho (draft) estamos fazendo ajustes nos textos. Por favor nos deem feed back se tiverem alguma sugestão ou potencial de melhoria desses textos. São meio cumpridos, podem lê-los, com tranquilidade após o fim do semestre.

Podemos trabalhar com vínculos oficiais da USP, como estágios (todos os tipos, iniciação científica e TCC), orientações na pós-graduação: mestrado, doutorado na Ecologia Aplicada ou Estatística e IA. Também orientamos Pós Graduação profissionalizante, há mais de 20 anos, gratuitamente, em marco de 2020, concluímos um projeto de 24 meses com 21 alunos, buscando melhorar a inserção deles no mercado de trabalho. Podemos elaborar e aprovar um projeto em qualquer época do ano em menos de dois meses, permitindo o trabalho conjunto de vocês com empresas, institutos de pesquisa, ONGs, laboratórios etc.

Deixo meu WhatsApp no fim deste e-mail, temos horário de consultas todos os dias até o início das aulas em abril. Gosto muito de conversar sobre os assuntos que abordamos na disciplina e tudo o que tem a ver com aplicação de nossas áreas no mercado de trabalho e pesquisa.

Um abraço!

Felicidades!

 

Prof. Gabriel

LCE/ESALQ

Ecologia Aplicada - PPGI

Whatsapp: 019-988-627-438

Email: gasarrie@usp.br

Skype: hc_gabriel

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Anexo 1 - Trabalhos na área de Biologia-Ecologia realizados ou em andamento

 






 


 

 

Anexo 2 - Clínicas e outros subprojetos do Projeto Inteligência e Soluções 4.0 e 5.0 / USP. Rascunho da Carta de Divulgação.

Prezados Colegas, de todas as categorias da USP. Estamos iniciando um subprojeto denominado CLINICAS, do Projeto: Inteligência e Soluções 4.0 e 5.0, link: ….Esse projeto é totalmente gratuito para os membros da USP, nos preocupamos muito com inovação, empregabilidade, habilidades de mercado e networking de nossos participantes. Pretendemos colaborar com a sociedade, ajudando na formação de profissionais que resolvam problemas eficazmente e focalizando em sérios itens ecológicos, como efeito estufa, energia limpa, biodiversidade, conservação de biomas, sociedade 5.0, preservação do planeta para futuras gerações etc. Trabalho com Ecologia e Proteção Ambiental ha mais de 40 anos, antes de ser docente da UBA (AR), na categoria de aluno, biomonitoração de contaminação com petróleo no Atlântico utilizando o Pinguim de Magalhães, na Patagônia, também proteção de mamíferos marinhos, leões marinhos principalmente, no Grupo Ecobios, a Ecologia era quase desconhecida nessa época e os grupos ecológicos eram considerados quase subversivos.

Já implantamos alguns subprojetos consideramos que muito bem-sucedidos:

·  Laboratórios onde elaboramos trabalhos, elencamos alguns aqui e outros no Anexo 1. Muitos dos trabalhos são orientados para a área de Ecologia e Biologia, um dos laboratórios tem exclusivamente esse foco, orientamos na Pós Graduação Interunidaes Ecologia Amplicada e colaboramos com vários projetos que coorientamos nessas áreas, aplicando Inteligência Artificial (IA) ou Ciencia de Dados (CD) em todos eles, também Gestão Ecológica de Organizações, por exemplo fazendas em todos os estados do Brasil, em direção à Socidade 5.0, colaboramos com organizações como a Viação Piracicabana na implantação de Gestão Ambiental, ISO 14.001. Temos um projeto de educação ambiental em praças, ver.adhesivo de banco de.praza elaborado por nossa equipe no Anexo ..

Um desses trabalhos, visando a proteção da Amazônia,utilizando IA, Machine Learning (ML)  foi premiado pela Editora Elsevier (uma das.maiores em Ciencia) na Europa em 2019, nosso primeiro prémio na área de.IA. Já tínhamos mais 6 prêmios mas.nas áreas de Gestão Sistêmica (GS), Certificação Internacional da Qualidade (CIQ),  Pesquisa (P) e Mtrologia mas nenhum trabalhando com IA. Contamos com integrantes de vários países (mais de 12), trabalhamos com muitos deles em 3 trabalhos e fizemos este ano sobre Covid 19, em projetos de recuperação ambiental, após mineracao e prevenção e gerenciamento de catástrofes ambientais com países do BRICS, dentre outros.

·   Cursos Extracurriculares, iniciamos neste mês uma série de 10 cursos em duas áreas: IA e CD para Ecologia e Biologia e para Gestão 4.0 e 5.0, temos professores e alunos de vários países.

·  Ha vários anos organizamos Grupos de Estudo Dirigido com participação de parceiros de vários países, em português, espanhol e inglês.

·   Disciplinas USP, são 7 disciplinas da USP em Piracicaba, coordenadas e lecionadas pelas pessoas da nossa equipe, nas quais abordamos  assuntos IA, CD, CIQ, Pesquisa e Gestão Sistêmica 4.0 e 5.0. Todo do ponto de vista aplicado, para resolver problemas de imediato. Por exemplo a disciplina de PG LCE5736, que será oferecida no próximo semestre, sempre temos vagas, mais agora que a oferecermos virtualmente, como no ano passado, em outras disciplinas não temos vagas suficientes, por exemplo na LCE0137 e LCE1270, que já há muitos anos tem mais de 200 candidatos para 45 vagas. A última disciplina que criamos é a ECO…. IA e CD.

·   DDDD - Diversão, Descobertas, Desafios e Debate nas áreas do Projeto, com ótimos resultados, adotando a Trilogia de Domenico De Massi, todo trabalho tem que ter estudo e diversão, para podermos acompanhar  a Era da IA, de hiperinovação. O Desafio atual é: Explicar de Forma Simples o Funcionamento dos Algoritmos de IA. De forma complicada, aprofundada, com equações diferenciais, Jacobianos, Integrais Multiplas, Limites, Algebra Linear, Estatistica Matematica, Probabilidade e Processos Estocasticos, Teoria dos Grafos etc. já sabemos.

·   Coaching de Nossos Integrantes Mais Avançados, que já cursaram nossas disciplinas e trabalharam em nossos laboratórios.

 

O Sub Projeto CLINICAS: no processo de aprendizado utilizamos técnicas de Coaching (todos aprendemos com todos), no lugar do tradicional Consulting (sente o professor ensina) também Gestão da Hiperinovacao (Lean Startup, Lean Canvas, PMV etc.) e  foi inspirado na disciplina LCE… Residência em Estatística e IA…., oferecida ha mais de 10 anos para todos os programas.de.PG da.USP em Piracicaba, está disciplina não tem programa, resolvemos problemas de nossos alunos somente ou de projetos que estamos coorientando, similar à uma residência médica, sempre com 3.professores.em sala.de.aula e muitos alunos de.posgraduacao, (todos aprendendo com todos). Outras inspirações.foram:

·  A Clínica do Leite da ESALQ (onde Também tivemos uma premiação da Europa, pelo sistema de gestao),

·  Laboratório de Radioisotopos do CENA, nosso parceiro ha mais de  30 anos, onde recebemos conformidade na ISO 17.025, Garntia.de.Qualidade para Laboratorios, pela Agência Internacional de Energia Atômica e Ganhamos o Prêmio Nacional de Metrologia e temos um coach de Gestão da Europa ha.mais de 25 anos, que visitou Fucushima em 2011 e o Projeto Nuclear do Iran.

·  Biblioteca Central da ESALQ trabalhamos em parceria ha mais de 28 anos ( Sistema Toyota de Gestão- BSC e dois Premios Paulista da Qualidade)

·   Programa de Ecologia Humana do CCIn/ESALQ, onde receberam a primeira educação fora.de casa.meus filhos;

·  Universidade do Ônibus USP-FGV ( com base na Vicao Piracicabana, onde recebemos o Prêmio Top de qualidade para empresas certificadas ISO 9000 e 14000), parceria de 29 anos

·   Centro Satélite da UNESCO, para segurança alimentar e do alimento.

Fazemos parte desses projetos ha muitos anos é todos eles foram muito inspiradores. Também tivemos uma experiência.muito instrutiva na pós Graduação proficionalizante Gestão pela.Qualidade Total e ISO 9001, gratuita, oferecida durante 24 meses para 21 alunos, concluída em março de 2020. Fazemos clínicas em tenis de.mesa.ha anosvários esportes ha.mais de 40 anos, cotenis de mesa, 

Iniciaremos as CLINICAS em 12/12/2020 das 15 às 17 horas, com o assunto: IA uma Abordagem Aplicada para o Dia A.Dia da.Pesquisa. No link do Google Meet: …..

Em janeiro faremosna.primeira.no dia …. Assunto IA: Sociedade, Cultura, Ecologia, Economia, Guerra e Qualidade de Vida.

Listamos algumas clínicas que estamos preparando no Anexo 2 e maiores informações no link: ….. 

Por qualquer dúvida tem meus contatos no fim do email, será um grande prazer poder interagir com todos os interessados ou pessoas que queiram conversar sobre os assuntos que abordamos.

Todos nos sábados de janeiro, fevereiro e março de.2021 teremos clínicas ou cursos extracurriculares gratuitos, com tradução simultânea para o português.

Se não puderem assistir a algum assunto, não tem problema por que deixarem.os as videoaulas em streaming no blog acima. No blog do projeto já temos mais de.uma.centena de videoaulas.disponiveis, de aproximadamente uma hora cada uma todas.linkadas no projeto geraĺ.

Muito obrigado pela atenção

Felicidades!

Prof. G

 

Anexo Clínicas em Planejamento

 

·  A IA e a Ecologia

·  A IA e a Biologia

·  A IA no dia a dia da pesquisa

·  A área de maior espectro de aplicação em pesquisa, a IA (Supera a Estatística, para minha surpresa)

·  IA panaceia ou ferramenta apocalíptica? Stefen Haukins O Maior Impacto de Uma Tecnologia na Humanidade.

·  A Super Inteligência da IA

·  Mecanismos básicos da IA, imitação primitiva mas muito rápida de nosso cérebro

·  Os Principais Algoritmos de IA- linguagem coloquial

·  Idem Linguagem Avançada

·  A IA para salvar o Planeta

·  A IA para destruir o Planeta

·  Machine Learning - Fundamento e Categorias

·  Deep Learning Fundamento- Vantagens e Desvantagens

·  Redes Neurais - Princípio de Funcionemento, como conseguimos imitar o cérebro?

·  Floresta Aleatoria, como imitamos um bioma para resolver problemas com IA

·  Suport Vector Machine, Álgebra Linear para IA

·  Algoritmos Bayesianos para IA, utilizando Conhecimento Prévio

·  Ciencia de Dados Robusta - Sinergia com IA

·  Idem com Gestão Ecológica e Sociedade 5.0

·  IA para Preservação Ambiental

·  IA para Prevenção e Gerenciamento de Catástrofes Ambientais

·  IA para Gestão 5.0 - A máxima evolução do trabalho.

·  IA para Eliminar a Miséria

·  IA para Gerenciar e Prevenir Pandemias

·  IA para.se.Divertir e Aprender

·  IA para Estudar

·  IA para Trabalhar

·  IA para Preservar Biodiversidade

·  IA para Evitar Contaminação Ambiental

·  IA para Recuperar Ambientes Degradados

  • IA para combate ao pernilongo Aedes aegypti que consegue transmitir ao mesmo tempo, em uma única picada, os vírus da dengue, zika e chikungunya;

·  IA e CD para Prevenção e Gerenciamento de Danos Ambientais;

·  IA e.CD para redução, reciclagem e reutilização de resíduos urbanos;

·  Controle Biológico de Pragas e Utilização de  drones para diminuição do uso de agrotóxicos que atacam a biodiversidade, o fim de aviões e máquinas imensas que serão substituídas por pequenos robôs e drones

·  Utilização de espaços públicos urbanos para educação ecológica da população;

·  Pesquisa 4.0 e 5.0 na Biologia e Ecologia;

·  Qualquer outro projeto que ajude a melhorar o mundo ainda que infinitesimalmente.

·         O Programa R e a IA

·         A Linguagem Python e a IA

·         A Linguagem Julia e a IA

·         A Linguagem Java e a IA

·         A Linguagem Java Script e a IA

·         A Linguagem C e C++ e a IA

·         A Linguagem Scala e a IA

·         A Linguagem SAS e a IA

·   Estatística Multivariada (MANOVA – PCA – Cluster Analysis – Analise Discriminante etc.) e IA

·   História da IA (Desde 1936)

·   Aplicações de ML e DL em Pesquisa, no Dia a Dia

·   Tecnicas de Estatistica Sinergicas com a IA – 56 anos de pos graduação em Estatistica do LCE/ESALQ

·   Cross Validatioe e Split na IA, ML e DL. Trade off

·   M L Supervicionado para Previsao e a Estatistica Robusta Multipla

·   ML S para Clasificação com Dados Categoricos

·  LM Não Supervicionado para Ecologia e Biologia

·   IA e CD para Nanobiotecnologia

·   A IA e as Tecnicas Analiticas da NASA (FMEA/FTA, RCA, HACCP etc.). Abordagem Pratica

·   Algoritmos de ML abordagem Geral

·   Redes Neurais Explicação para IA – Abordagem Simplificada, Exemplos Práticos. Como o funcionamento Do Cerebro nos ajuda a resolver problemas utilizando IA

·   Redes Neurais Explicação Aprofundada.

·   Floresta Aleatoria (Random Forest) para IA – Abordagem Simplificada, Exemplos Práticos. Como o funcionamento das florestas nos ajuda a resolver problemas utilizando IA

·   Floresta Aleatoria (Random Forest) Explicação Aprofundada.

 

·   Suport Vector Machine, para IA. – Abordagem Simplificada, Exemplos Práticos. Como a Algebra Linear nos ajuda a resolver problemas utilizando IA

 

·  Suport Vector Machine - Explicação Aprofundada.

 

  •  CART - Classification And Regression Tree para IA - Abordagem Simplificada, Exemplos Práticos
  •  CART - Classification And Regression Tree - Explicação Aprofundada.
  •  Algoritmos Bayesianos para IA - Abordagem Simplificada, Exemplos Práticos
  • Algoritmos Bayesianos para IA- Explicação Aprofundada.
  • ML Supervicionado para Clasificação – Principios e Abordagem Simplificada, Exemplos Práticos
  • ML Supervicionado para Previsao – Principios e Abordagem Simplificada, Exemplos Práticos
  • ML Não Supervicionado – Principios, tecnicas e Abordagem Simplificada, Exemplos Práticos
  • ML Não Supervicionado – Principios, tecnicas e Abordagem Aprofundada
  • DL – Principios, tecnicas e Abordagem Simplificada, Exemplos Práticos
  • DL – Principios, tecnicas e Abordagem Aprofundada Trade Off
  • Otimização de Tamanho amostral para ML, DL e Ciencia de Dados
  • Erro Tipo I e II em IA, Potencia e Confiança dos Algoritmos
  • Indice de Generalização para ML  e DL
  • A Matriz de Confusao em IA, Parametros Asociados (Taxa de Acerto, Tipo de Erro, Espacificidade, Sensibilidade, Presisao, Valor de F etc.)
  • Lean Big Data
  • Pretratamento de Dados para ML e DL
  • A Estatistica Robusta Uni e Multivariada e a IA
  • A Estatistica Robusta Uni e Multivariada e a Certificação Interancional da Qualidade (ISO, GlobalGAP, FSC, OHSAS, S A, BS etc.)
  • Algoritmos de ML Abordagem Geral – Principios – Exemplos Praticos.

 

 

 

Anexo 3 -  Começo de Possível Parceria (Rascunho da Carta para apresentar na COC Biologia)

 

Prezados Parceiros (para mim estão nesse nível de relacionamento, a partir de agora), escrevo este e-mail para refletir sobre o final da Disciplina e as possibilidades de trabalho em conjunto.

Vamos nos divertir até o final da disciplina, "brincando" com exemplos aplicados, sem estresse, aprendendo o básico da IA sem trauma, não cobrarei nenhum exercício, aprendendo a ter prazer de estudar e trabalhar.

A Biologia está no centro da agenda mundial para os próximos 50 anos, até para os próximos 100 anos, é pauta em primeiro plano da Cultura 4.0 e 5.0, o Mundo tem sérios problemas na área de sustentar a vida, inclusive a humana, a biodiversidade (uso excessivo de agrotóxicos por exemplo), a sustentabilidade, problemas seríssimos como: Efeito Estufa, Climas Extremos, , Contaminação do solo, Perda de Solo Agriculturável (Piracicaba, ver o Rio no verão), Desertificação, Degradação das Florestas e Oceanos, Contaminação Domestica e Industrial, Pandemias, Redução, Reciclagem, Reutilização, Desastres Ecológicos, Fome, Doenças Ambientais, Urbanização acelerada, Crescimento demográfico rápido, Desmatamento, Poluição do ar e do solo, Poluição e eutrofização de águas interiores, Aumento progressivo das necessidades energéticas e suas consequências ambientais, falta de cultura ecológica etc.

Os mais graves problemas da Humanidade dependem do trabalho do Biólogo, para serem resolvidos ou minimizados, áreas da Biologia e Ecologia estão elencadas como as mais importantes da agenda mundial para a sustentabilidade do planeta, como bioecologia, biotecnologia, processos biositeticos (item da 4ª Revolução Industrial, juntamente com IA, Big Data, produção aditiva e processos ciberfisicos), biomimetismo, Biotecnologia, Biomedicina, Biologia Marinha, Biónica, Biomimetismo, Biologia humana, Bioinformática, Biogeografia, Biologia ambiental, Biologia estrutural, Virologia, Bacteriologia, Biologia de sistemas, Biologia evolutiva, Ficologia, Genômica, Ictiologia, Micologia, Entomologia (minha esposa é bióloga – entomóloga), Sinecologia, Sociobiología, Toxicologia, Transcriptómica, Biodiversidade Ecológica, Bioquimica etc. Isso é de vital importância para o mundo.

Tentei fazer doutorado na área de Genômica mais fracassei, marcadores moleculares, aspectos quantitativos, 30 anos atrás, a área estava engatinhando, tínhamos projetos com bactérias da Amazônia que degradam fenóis, para remediar poluição industrial, trabalhávamos em Cubatão, para salvar o doutorado no CENA apliquei Ciência de Dados e Gestão Sistêmica para produção de biocombustíveis. Depois disso não consegui sair mais dessas áreas, a demanda é enorme, mas tenho muita saudade da genética molecular quantitativa, com RFLP, RAPD, Isoenzimas etc. Meus orientadores eram o Prof. Roland Vencovski, da Genética e a Profa. Tsai do CENA, orientadores de luxo.

Gostaria de convida-los para trabalhar nas áreas de Inteligência Artificial (IA), Ciência de Dados (CD), Pesquisa e Gestão Sistêmica (GS) 4.0 e 5.0 aplicados à Biologia e Ecologia. São áreas de grande interesse dentro da Biologia e colaboram significativamente na empregabilidade e competitividade do Biólogo, como acabamos de comprovar numa pesquisa da aluna Vanessa Taconha (monografia do curso de Ciências Biológicas da ESALQ) com 62 Biólogos da ESALQ, respondendo o questionário, será defendida em dezembro de 2020, estão todos convidados a assistir online.

Independentemente da área da Biologia em que forem trabalha essas áreas serão sinérgicas e os ajudarão significativamente em suas atividades profissionais.

Eu tenho a sorte de gostar muito desses assuntos e da Biologia e Ecologia em si, estarei de férias em janeiro, mas continuarei a trabalhar, estudar e me divertir nessas áreas (a Trilogia de Domenico De Massi), eu não sinto tedio pelo isolamento social, sempre tenho algo interessante para fazer no meu trabalho. Trabalhar nessas áreas fará com que o mundo seja um infinitésimo melhor, mas é meu infinitésimo. Acho legal pensar assim, motiva, você não desanima.

Tenho em mente alguns projetos que podem lês interessar: 

  • IA para combate ao pernilongo Aedes aegypti que consegue transmitir ao mesmo tempo, em uma única picada, os vírus da dengue, zika e chikungunya;

·  IA e CD para Prevenção e Gerenciamento de Danos Ambientais;

·  IA e.CD para redução, reciclagem e reutilização de resíduos urbanos;

·  Controle Biológico de Pragas e Utilização de  drones para diminuição do uso de agrotóxicos que atacam a biodiversidade, o fim de aviões e máquinas imensas que serão substituídas por pequenos robôs e drones

·  Utilização de espaços públicos urbanos para educação ecológica da população;

·  Pesquisa 4.0 e 5.0 na Biologia e Ecologia;

·  Qualquer outro projeto que ajude a melhorar o mundo ainda que infinitesimalmente.

Sábado passado, 14/11, concluímos o primeiro curso gratuito online de IA e CD (Bioinformática) para Biologia  e Ecologia - Introdução,  una iniciativa do Laboratório de IA, CD, Pesquisa e Gestão 4.0 e 5.0  para Biologia e Ecologia da USP. Não perderam nada, por que nesse curso abordamos os mesmos assuntos que na disciplina. 

Deixo no Anexo 1, os e-mails dos inscritos, um deles foi o Prof. Giancarlo, coordenador da Pós-graduação Interinidades (ESALQ - CENA) em Ecologia. Ele assistiu somente a uma aula, mas foi uma alegria para mim e o Prof. Antônio Almeida, da Sociologia da ESALQ, que é meu parceiro nos projetos, deu aula e esteve presente nos dois sábados. O blog dos cursos, onde estão os slides e videoaulas é: https://cursos-ia-cd-usp-gabriel.blogspot.com/

 

Em janeiro de 2021 continuaremos com os cursos, Básico 1 e 2 e em fevereiro Intermediário 1 e 2 e março Intermediário 3 e Avançado 1, abril Avançado 2, maio Avançado 3 e junho Avançado 4, seguiremos dando cursos o ano todo, sempre gratuitamente. Acho interessante fazerem os cursos por que estaremos evoluindo no conhecimento e vocês conhecerão nossa equipe, com integrantes do Brasil, Argentina, Peru, Chile, Uruguai, Irlanda, EUA, Canadá,  Angola, China, Espanha, Rússia, Inglaterra etc. 

Os cursos são gratuitos, on line e com tradução simultânea para o português. Eu tento coordenar o conteúdo, treinar os professores, para se desenvolverem (rapidamente vocês podem se transformar em professores, participando dos cursos e trabalhos do Laboratório), cuidar a filosofia de ensinar gradualmente para não dificultar o aprendizado das pessoas e faço a tradução simultânea. Tento dar o mínimo de aulas, para deixar a equipe se desenvolver.

No sábado que vem 21/11 começaremos uma atividade denominada de Clínicas em IA, CD, Pesquisa e Gestão 4.0 e 5.0. Serão apresentações curtas, de uma hora desses assuntos e meia hora de debate. Trata-se de uma atividade bem diferente dos cursos, que tem maior duração (cada um seis horas) e cuidamos muito a didática e a gradualidade do aprendizado. Nas clínicas convidamos especialistas do mundo todo para tentarmos perceber a fronteira da ciência e tecnologia nessas áreas. Se não estiverem bem em inglês, podemos ajudar com um curso auto instrutivo, gratuito, de 1200 horas da BBC, que roda em PC e celular, podem me contatar no Whatsapp para copia-lo.

Teremos uma clínica ou curso todos os sábados à tarde, no mínimo até o começo do próximo ano letivo, em março ou abril. 

Se gostaram das áreas de nossa disciplina estão convidados para ingressar imediatamente em nossa equipe, temos muita demanda de laboratórios que trabalham com Biologia (CENA e ESALQ) da USP, outras universidades e também de organizações particulares. Muitas equipes querem trabalhar com IA, CD, Pesquisa e Gestão 4.0, da área de Biologia e Ecologia, será muito produtivo para vocês, publicamos em periódicos de alta pontuação e podemos solicitar bolsas se acharem conveniente. A quantidade de dados disponíveis é enorme, por que podemos analisar as pesquisas que estão sendo planejadas e todas as do passado que ainda tenham relevância, por que as reprocessaremos com IA. Eu gosto muito de trabalhar na área biológica, como falei na primeira aula trabalho com Biologia e Ecologia desde 1978, durante 4 anos, até vir para o Brasil para fazer mesurado em Estatística, no Grupo Ecobios, una ONG, em projetos com pinguins (biomonitor de contaminação por petróleo, por que nada muito e a contaminação é evidente em terra) e leões marinhos (feridos por pescadores - colar cervical para se reforçarem quando crescerem), na Argentina.

Rapidamente estarão se apresentando como professores em nossos cursos e desenvolverão habilidades didáticas, de oratória, apresentações multimídia e marketing pessoal. Logicamente com todo o respaldo de nossa equipe, passarão a integrar essa equipe. Temos aproximadamente mais um ano de distanciamento social, essas atividades as poderão fazer pela Internet, da forma em que estamos tendo as aulas. Será difícil fazer estágios presenciais no próximo ano, eu acho. 

Se quiserem também podem integrar os laboratórios para Ciências da Saúde (incluindo Biologia) e Gestão Sistêmica 4.0 e 5.0 Empresarial. Logicamente incluindo IA e CD.

Estamos num momento de transição quando a IA é muito importante, já fazem muitos anos que o sistema Deep Blue, ganhou de Kasparov em Xadrez e ultimamente ganhou 30 partidas do campeão mundial, que não ganhou nenhuma. Algo similar aconteceu com o jogo Go, com o AlphaGo Zero ( rede neural treinada usando TensorFlow), publicado na Nature. Temos que nos habituar a trabalhar em sinergia com as máquinas, se quisermos competir iremos perder. Temos que trabalhar em projetos criativos, isso as máquinas ainda não conseguem fazer.

Em nossa equipe poderão conversar com pessoas de muitos países, com as quais temos ou tivemos projetos em conjunto, por exemplo num projeto de Prevenção e Gerenciamento de Catástrofes Ambientais financiada pelo BRICS, trabalhamos em parceria com pesquisadores de Brasil, Rússia, Índia, China e África do Sul. Em outro durante este ano, trabalhamos em três projetos sobre Covid-19, em parceria com pesquisadores e alunos de Argentina, Chile, Peru, EUA, Holanda, Inglaterra, Uruguai e Espanha.

Temos 3 ex-alunos da PG do LCE (Luiz de Queiroz - Ciências Exatas), que trabalham com IA na Irlanda, um deles é Rafael Moral, biólogo da ESALQ e professor de IA na Europa em nível de doutorado. Ele é a pessoa com maior nível em nossa equipe, em IA, todo ano da uma disciplina de CD e IA para a gente, no LCE. Aconteceu em 2019 e 2020, no mês de agosto, eu fiz as duas disciplinas ( o único professor da USP).

Além de trabalhar na área de IA e CD (Bioinformatica) poderão trabalhar nas áreas de Pesquisa e Gestão 4.0 e.5.0, para organizações e empresas com foco biológico.

Todos nossos projetos se encontram no Blog: 

https://ia-cd-pesquisa-gestao40-usp.blogspot.com/

de forma resumida.

Podemos formalizar nossa parceria de várias formas, além de trabalhar nos laboratórios, na graduação e pós-graduação, posso ser orientador ou coorientador, prefiro ser coorientador para aumentar as áreas de atuação e o número de parceiros, mas se o foco do trabalho for em nossas áreas de atuação, podemos orientar:

·       Na Graduação: Iniciação Científica, Estágio Supervisionado 1 e 2, Estágio Vivencial e Profissionalizante, TCC-Monografia;

·       Na pós-graduação posso orientar stricto senso (mestrado, doutorado ou pós-doutorado), nas áreas de IA e CD no LCE e nas mesmas áreas e Pesquisa e Gestão Sistêmica 4.0 e 5.0 na Ecologia Aplicada. Também posso coorientar em qualquer outro programa, dentro ou fora do pais. Uma outra alternativa legal é a pós-graduação lato senso, pós-graduação profissionalizante, focalizada na área que vocês tiverem interesse, de fluxo contínuo (em qualquer momento do ano) gratuita (eu não coloco taxas), de 6 a 24 meses, orientou há mais de 20 anos, o último projeto de 24 meses acabou em março deste ano, com 21 pessoas participando. Blog: https://prat-prof-compet-usp.blogspot.com/

OK Gente, vou fechando este e-mail, fico a disposição, ate o final do semestre com horários de consulta todos os dias (sábado e domingo principalmente, lembrem que eu tenho prazer em trabalhar nas áreas em que temos contato).

Muitas felicidades!

Falem para seus pais, tios, avos, que é importante tomar umas 1500 UI de vitamina D todo dia, 7 mg de Zn quelado e que perguntem para seus médicos a eficácia da ivermectina com aspirina, corticoides e azitromicina.

Um abraso forte, espero trabalhar com vocês em breve.

Gabriel

LCE/ESALQ

E PPGI – Ecologia Aplicada

Whatsapp: 019-998-627-438

E-mail: gasarrie@usp.br

 

 

Anexo:

E-mails dos inscritos nos cursos de IA e CD:

ettore.oliveira@hotmail.com,lucasardiani00@usp.br,pedrovilanova@usp.br,joao.novoletti@usp.br,mayrafpreto@usp.br,lucianafurtado@usp.br,mazza_bio_mus@hotmail.com,gabriela.trivellato@usp.br,pedrovilanova@usp.br,lrecchioni@unlar.edu.ar,tadeu.marques@icloud.com,paamarques@usp.br,paamarques@usp.br,pablopains@yahoo.com.br,tadeu.marques@icloud.com,dinara.fernandez@gmail.com,pablopains@yahoo.com.br,cyroandrefreitas@usp.br,paamarques@usp.br,brendacp.dasilva@gmail.com,henricopedro@usp.br,gabriela.mariano.mendonca@usp.br,amandsrodrigues.silva@gmail.com,gabriel.g.marano@usp.br,dinara.fernandez@gmail.com,carolina.ms@usp.br,gcxolive@gmail.com,

ruben.laureano8@usp.br,gustavohcs@usp.br,jpedro.gsilva@usp.br,anacf02@gmail.com,gabriela.trivellato@usp.br,ricardo.rms17@hotmail.com,danielle.santini@usp.br,danielle.santini@usp.br,linefontainha@gmail.com,pedro.longato@usp.br,vaniserafaela7@gmail.com,tenmurphy@gmail.com,joaovgiaretta@usp.br,joaovgiaretta@usp.br,mayara.pardi.ikeda@usp.br,luiz.guil@hotmail.com,vanessa.taconha@usp.br,jpedro.gsilva@usp.br,jpedro.gsilva@usp.br,20151359@lamolina.edu.pe,vagnerovani@usp.br,lydia.s.esmerio@usp.br,henricopedro@usp.br,gabriela.mariano.mendonca@usp.br

 

 

 

 

 

Nenhum comentário:

Postar um comentário