segunda-feira, 13 de novembro de 2023

Disciplina LCE 5736 PG - Proximo semestre - Inteligência Artificial, Ciência de Dados e Metaverso

Disciplina LCE 5736 PG - Proximo semestre - Inteligência Artificial, Ciência de Dados e Metaverso

 Devo dar um 85% das aulas, próximos anos devo diminuir a participação.


Sigla: LCE5736 - 1

Tipo: Pós-graduação 

Nome: Inteligência Artificial, Ciência de Dados e Metaverso para Pesquisa e Gestão Empresarial – Introdução

Carga horária: Total: 120 h

Teórica: 2 h

Prática: 2 h

Estudo: 4 h

Créditos: 8

Duração: 15 semanas

Responsáveis:

325635 - Antônio Ribeiro de Almeida Junior

5542817 - Cristian Marcelo Villegas Lobos

2688982 - Gabriel Adrián Sarriés

Objetivos: Introduzir os alunos nas áreas de Inteligência Artificial (IA), Ciência de Dados (CD), Metaverso e Gestão 4.0 e 5.0 para poderem visualizar aplicações na pós-graduação e no mercado de trabalho. Serão abordadas ferramentas práticas, em laboratório de computação, resolvendo problemas de pesquisa e gestão.

Justificativa: As áreas a serem abordadas são extremante úteis e abrangentes, podendo ser utilizadas em todos os trabalhos de pesquisa e gestão. O impacto da IA na Humanidade está sendo comparado à descoberta do fogo, da energia elétrica e a expectativa supera a descoberta da internet. A IA está mudando o mundo do estudo, pesquisa, trabalho e a vida da maioria das pessoas. Os profissionais que não adotarem essa tecnologia terão dificuldade em termos de empregabilidade e competitividade. A CD é sinérgica e complementar à IA, para amostras pequenas (small data) funciona melhor, já para grandes amostras (Big Data) a IA tende a ser mais útil, por desempenho e abrangência de aplicação. IA e CD são fundamentais na pesquisa e gestão empresarial e atualmente se considera um risco as empresas não adotarem a IA e consideramos que acontece algo similar na pesquisa. O metaverso deverá receber US$ 5 trilhões de investimento até 2030, o que indica a quantidade de oportunidades que estão sendo geradas. O conhecimento da humanidade dobra em 3,8 meses com o uso da IA.

Programa Resumido:

·         Impacto das tecnologias de inteligência artificial, ciência de dados e metaverso na humanidade.

·         Inteligência Artificial: conceito, classificação, algoritmos.

·         Ciência de Dados: univariada, multivariada, paramétrica e robusta. Mineração de dados numéricos e mineração de textos utilizando IA.

·         Metaverso: realidade virtual, aumentada e mista.

·         Aplicações em pesquisa, gestão empresarial, gestão de projetos e qualidade de vida no trabalho e geral. IA generativa na pesquisa e gestão, criação de prompts.

 

 

Programa:

Impacto das tecnologias de inteligência artificial e ciência de dados na humanidade. Emprego, sociedade, economia, guerra e pesquisa. Revoluções industriais, limiares da humanidade, singularidade.

Tipos de IA: indutiva supervisionada (para classificação e predição) não supervisionada (para redução de dimensão e classificação), dedutiva, generativa, estreita, geral e super inteligência.

Algoritmos (Rede Neural, Random Forest, Suport Vector Machine, Naive Bayes, Deep Learning, CART), parâmetros, amostragem, índice de generalização, cross-validation, split, acurácia, poder dos algoritmos, especificidade, sensibilidade (recall), precisão, F1-Score, curva AUC-ROC, erro tipo I e II.

IA generativa para planejamento estratégico e tático em pesquisa e gestão, prompts. Chat GPT e Bard. Plataforma de IA (Midjourney, ChatPDF, Adobe Fire Fly).

Simulação computacional: Bootstrapping, Jackknife e Monte Carlo.

Exemplos práticos de cada tipo de IA. Software visual, user friendly e programação (linguagens). Análises linguísticas, lexicais, de conteúdo, de discurso e semântica, text mining. (programas computacionais). Casos de aplicação em pesquisa e gestão da equipe dessa disciplina.

CD Paramétrica: ANOVA, MANOVA, regressão múltipla, gráficos de controle e capacidade de processos. CD Robusta: RobustANOVA, RobustMANOVA, RobustReg, Box Plots. Medidas de posição robustas (mediana, tri média e média interquartílica) medidas de dispersão robustas (desvio padrão robusto e desvio interquartílico).

Gerenciamento de outliers, impacto nos modelos de IA e CD, reposicionamento ou eliminação (RCA-NASA).

Bancos de dados: SQL, não SQL, relacionais e não relacionais, linguagem SQL. Data Lakes.

CD sem código.

Modelagem matemática, estatística e computacional.

Sinergia IA - CD, Big-Wide Data e Small Data.

 

Data: Mining, Crunching, Analysis e Analytic. Mineração de dados numéricos e mineração de textos.

 

Análise, projeto, prototipação, codificação e testes de sistemas (aplicativos e robôs).

Metaverso: realidade virtual e aumentada, edifício do metaverso da USP, escola do metaverso, hologramas -avatares – redução de dimensão - disrupção: kakushin e kaikaku - entorno multiusuário perpétuo e persistente, gêmeos digitais. Parcerias da USP com empresas.

Aplicações de IA, CD:

Pesquisa: observacional, experimental, qualitativa, quantitativa, quali-quanti, descritiva, exploratória, explicativa, bibliográfica (IA e CD para mineração de texto) e de campo. Nanotecnologia, autenticidade e rastreabilidade de alimentos e commodities, gestão de negócios, qualidade de vida, Covid, energia nuclear, smart farms etc.

Gestão: sistemas Toyota 4.0, Porsche, BSC (Harvard), Amazon, Google, Apple, GE, Lean Startup e Lean canvas, normas ISO (9.000, 14.000, 17.025, 22.000 e 27.000). Planejamento estratégico (kakushin), tático (kaikaku) e operacional (kaizen). Análise da causa raiz (RCA-NASA), análise de risco (FMEA/FTA-NASA), Gestão de KPIs, indicadores, índices, dimensões, variáveis latentes. Gerenciamento de projetos PMI PMBOK - NASA e Toyota. DSS, ERP, CRM e MRP.

Auditoria, consultoria, mentoria e coaching empresarial.

Qualidade de Vida no trabalho e geral. Maslow, OMS, bem-estar psicológico.

Linguagens computacionais a serem utilizadas: SAS ou R, Python e SQL.

Programas computacionais: Excel, LibreOffice Calc, Access, LibreOffice Base, Max QDA, Iramutec-R e Weka.

Casos de aplicação em pesquisa e gestão da equipe dessa disciplina.

 

Bibliografia:

Literatura Básica:

 

ALCOFORADO, L. F. Utilizando a linguagem R: conceitos, manipulação, visualização, modelagem e elaboração de relatórios. Editora Alta Books, São Paulo. 2021. 384p.

 

AZEVEDO FILHO, A. J. B.V. Princípios de Inferência Dedutiva e Indutiva: Noções de Lógica e Métodos de Prova. 1/1. ed. Scotts Valley, EUA: CreateSpace Publishers, 2010. v. 1. 140p.

 

MICROSOFT. Office Online. Janeiro 2010. <http://office.microsoft.com/en-us/training/CR061829401033.aspx>

 

MENEZES, N. N. C. Introdução à Programação com Python: Algoritmos e Lógica de Programação Para Iniciantes, 3a ed, 2019.

 

MONDEN, Y. Toyota Management System: Linking the Seven Key Functional Areas. Kindle, USA. 2018. 435p.

 

SAS Institute Inc.. SAS Studio. Versão 3.8 [software]. Disponível em: https://www.sas.com/pt_br/software/studio.html. Acesso em: 3/11/2023.

 

SHIN, Y. The Spring of Artificial Intelligence in Its Global Winter. IEEE Computer Society, 2019.

 

TURBAN, E. & RAINER, R. K. & PORTTER, R. E. Introdução a Sistemas de Informação uma Abordagem Gerencial. São Paulo: Editora Campus. 2007, 457p.

 

Literatura Complementar:

 

ISHIKAWA, K. Guide to quality control. Tokyo: Kraus Asian Productivity Organization, 1982. 221p.

 

JURAN, J.M.; GRYNA, F.M. Juran controle da qualidade: métodos especiais de apoio à qualidade. São Paulo: Makron Books, 1993. 193p.

 

LIKER, K. & MEIER D. O Modelo Toyota, Manual de Aplicação. Porto Alegre: Bookman, 2007. 432p.

 

Forma de avaliação: exercícios e seminário.

Observação: Nenhum pré-requisito.

Tipo de oferecimento da disciplina: Remota (Internet).

Número máximo de alunos: 40

Nenhum comentário:

Postar um comentário