Oi Gente. Vamos iniciar o aprendizado em Linguagem SAS de programação. Trata-se de uma linguagem de quarta geração, ou seja de alto nível, mais próxima do usuário do que da maquina, por exemplo de primeira geração são Linguagem de Maquina e Assembly, de segunda por exemplo Linguagem C, de Terceira seria por exemplo Visual Basic, Delphy, de quarta SAS, SPSS, R, etc.
Tal vez algumas pessoas não irão se adaptar a trabalhar com uma linguagem de computação, tudo bem, não é imprescindível para se trabalhar com gestão e certificação, mas para quem gostar deverá ser um item importante de empregabilidade e competitividade.
Por saber que não tudo mundo se adapta a trabalhar com linguagem de programação de computadores, não colocaremos exercícios desse item para todos, somente para os que quiserem trabalhar com essa ferramenta.
Primeiro vou mostrar uma aplicação dessa ferramenta aplicada a um problema de rastreabilidade, um item importante para a Certificação Internacional da Qualidade (ISO, GlobalGAP, OHSAS, SA, FSC, etc.).
Esse trabalho foi apresentado nesta semana na Coreia, eu e minha filha fizemos todas as analises estatísticas. Vou colocar uns slides para vocês verem como podemos aplicar Linguagem SAS na tomada de decisão.
Nas áreas de Gestão da Qualidade Total e Certificação Int. de Qual. a tomada de decisão é baseada neste tipo de estatística, que se denomina Inferência Estatística Indutiva (colocarei um e-book simples e muito bem escrito no final de esta postagem, sobre o assunto). Isso já acontece desde a Segunda Guerra Mundial, ou seja não é nenhuma novidade.As grandes empresas, utilizam essas ferramentas cotidianamente,na gestão estratégica, tática e operacional.
Aproveito agora para colocar a utilização dessas técnicas em pesquisa cientifica, por que fiquei umas 3 semanas com isso na cabeça e posso interagir com vocês tirando qualquer duvida, depois colocarei exemplos de gestão empresarial.
Slides do Trabalho:
Vejam que todas as conclusões têm como base a Estatística, as analises foram realizadas no SAS e no R.
Tomada de Decisão em Pesquisa e Inteligência Organizacional
Nenhum comentário:
Postar um comentário