sexta-feira, 18 de agosto de 2017

PROJETO DE PRÁTICA PROFISSIONALIZANTE

UNIVERSIDADE DE SÃO PAULO
ESCOLA SUPERIOR DE AGRICULTURA “LUIZ DE QUEIROZ”
DEPARTAMENTO DE CIÊNCIAS EXATAS






PROJETO DE PRÁTICA PROFISSIONALIZANTE

Convergência do Sistema Toyota de Gestão com a ISO 9001







Coordenador: Prof. Dr. Gabriel Adrián Sarriés





Piracicaba SP
Março 2017


Introdução e Justificativa:
Há diversas metodologias de implementação de Total Quality Management (TQM) que permitem aos fabricantes consistentemente projetar, produzir e entregar produtos de qualidade e serviços rentáveis. O Sistema Toyota de Gestão é considerado o melhor dos últimos sessenta anos, sendo que a Empresa Toyota foi a primeira a implantar o sistema TQM, criado por  William Edwards Deming e Joseph M. Juran (OAKLAND, 1994; LIKER, MEIER 2007). Já a norma ISO 9001 é a mais importante certificação mundial em todos os ramos de negócio (INTERNATIONAL ORGANIZATION FOR STANDARDIZATION, 2015).
Em termos mundiais, tem havido discussões acerca da convergência desses sistemas. Recentemente, foi observado que os sistemas de Gestão pela Qualidade Total e Certificação Internacional da Qualidade indicam uma tendência de convergência (LEE, MUTHUSAMY, KANTHEN, 2011).

Objetivo:
Selecionar ferramentas comuns do Sistema Toyota de Gestão e Norma ISO 9001, para serem aplicadas em organizações produtivas.
Objetivo Especifico 1: selecionar, no mínimo, 5 ferramentas comuns aos dois sistemas e que tenham alta repercussão na competitividade das organizações.
Objetivo Especifico 2: Implantar as ferramentas selecionadas em, no mínimo, uma organização.
Objetivo Especifico 3: Elaborar relatório circunstanciado enfatizando eficácia e eficiência de cada uma das técnicas selecionadas.

Metodologia:
Serão estudadas, no mínimo, 55 ferramentas de gestão que constam a seguir:

5W-2H (What, Who, Where, When, Why and How, How Much it Costs).
7 Ferramentas do Planejamento da Qualidade – Kaoro Ishikawa (7 FPQ)  (ISHIKAWA, 1982; SAS INSTITUTE INC, 1990)
7 Ferramentas do Planejamento da Qualidade (7 FCQ).
Administração Visível ou Gestão por Perambulação.
Amostragem.
Análise Crítica.
Auditoria.
Avaliação Invertida.
Benchmarking (SARRIÉS, 2015).
Brainstorming – Brainwriting.
Célula Autogerencial ou Célula de Trabalho ou Unidade Gerencial Básica.
Círculo de Controle da Qualidade (CCQ).
Controle Estatístico de Processos (CEP).
Data Mining – Data Crunching.
Define, Measure, Analyze, Improve and Control (DMAIC).
Delineamento Ótimo de Experimentos - DOE (MONTGOMERY, 1991).
Diagnóstico de Clima Organizacional.
Endo marketing.
Failure mode and effects analysis / Failure Tri Analysis (FMEA/FTA).
Fluxograma.
Gravidade, Urgência, Tendência (GUT).
Grupo de Kaizen.
Hoshin Kanri - Sistema de Gerenciamento pelas Diretrizes – GPD.
Key Performance Indicators.
Lean Production (Just in Time).
Mapas de Processos.
Mapas Estratégicos.
Mapas Mentais.
Mapas Táticos.
Metrologia (CONGRESSO SUL-AMERICANO DE METROLOGIA, 1999).
Multivotação.
PDCA (Plan Do Check Act).
PERT/CPM (Program evaluation and review technique), (Critical Path Method).
Pesquisa de Mercado.
Pirâmide Maslow.
Plano de negócios.
Poka Yoke – Procedimentos Robustos ou à Prova de Erros.
Política Básica (missão, visão e valores).
Postura de Atendimento.
Procedimentos Operacionais e Instruções de Trabalho (PO – IT).
Programa de Educação para a Qualidade.
Qualidade de Vida dos Colaboradores da Organização Mundial de Saúde (OMS).
Quality function deployment (QFD).
Relatório de Não Conformidade (RNC).
Reunião Relâmpago.
Root Cause Analysis (RCA).
Simulação – Otimização Computacional.
Sistema Ringi de Negociação (Meta e -Método).
Sistemas de Informação (TURBAN, RAINER, POTTER, 2007)
Sistemas de Liderança XY de Douglas McGregor.
Standardized Do Check Act (SDCA).
SWOT (Strenght Weakness Opportunities Threats).
Testes de Hipótese (Inferência Estatística Indutiva).
Total Preventive Maintenance (TPM).
Workshop, Prestação de Contas de Planejamento (Reforço Positivo/Negativo, Ruptura e Punição).
Workplace Organization Method (5S – 10) (VICINO et al. 1999).

Cronograma:
Primeiro quadrimestre: Estudar em profundidade o Sistema Toyota de Gestão e a Norma ISO 9001.
Segundo quadrimestre: Pesquisar ferramentas e estruturas comuns aos dois sistemas.
Terceiro quadrimestre: Aplicar as ferramentas selecionadas em uma organização, como estudo de caso.


Resultados Esperados:
- Seleção de, no mínimo, cinco ferramentas que contribuam significativamente para a competitividade das organizações.
- Elaborar um procedimento de gestão para implantação dessas ferramentas.
- Relatório de análise crítica da implantação de cada ferramenta.
- Capacitação profissional do candidato na área de Gestão pela Qualidade Total e Certificação Internacional da Qualidade.

Bibliografia:
CONGRESSO SUL-AMERICANO DE METROLOGIA, 2, Foz do Iguaçu, 9-11 agosto 1999. Anais, Foz do Iguaçu, Paraná Metrologia, 1999. 205 p.
INTERNATIONAL ORGANIZATION FOR STANDARDIZATION. 2015. ISO 9000 – Quality Management. http://www.iso.org/iso/iso_9000.
ISHIKAWA, K.  Guide to quality control. Tokyo: Kraus Asian Productivity Organization, 1982. 221p.
LEE, S.T.; MUTHUSAMY, K.; KANTHEN, H. ISO 9000, Six-Sigma or Toyota Production: Are they Complementary or Contradictory to One Another. The 2011 Fall National Conference of Operations Research Society of Japan.
LIKER, K.; MEIER D. O Modelo Toyota, Manual de Aplicação. Porto Alegre: Bookman, 2007. 432p.
MONTGOMERY, D.C. 1991. Introduction to Statistical Quality Control. New York. John Wiley & Sons Inc., 674p.
OAKLAND, J.S. (Tradução PEREIRA, A.G.).  1994.  Gerenciamento da Qualidade Total.  São Paulo.  Nobel, 501 p.
SARRIÉS, G.A.; VICINO, S.R.; REYES, A.L.  2015.  Qualidade Total e Certificação Internacional da Qualidade na Internet. CAPES e Pró-Reitorias de Graduação e Pós-Graduação da USP. 2015.Piracicaba.  ESALQ/USP. http://www.esaq.usp.br/qualidade. 212p.
SARRIÉS, G.A. Benchmarking na Agricultura. In: ESALQ (on line). Piracicaba: ESALQ. CIAGRI, 2015. Available from http://www.esalq.usp.br/bentevi
SAS INSTITUTE INC. SAS/QC Guide for Personal Computers. 1990. Cary, NC. 540 p.
VICINO, S.R.; SARRIÉS, G.A.; FERNANDES, E.A.N.; MACHADO, P.F.; PEREIRA, A.R. Qualidade e metrologia para laboratórios de análise de leite: uma proposta. In: Congresso Sul-Americano de Metrologia, 2. Foz do Iguaçu, 9 a 11/08/99. Anais. Foz do Iguaçu: Paraná Metrologia, 1999. p. 154-157.

TURBAN, E. & RAINER, R. K. & POTTER, R. E. Introdução a Sistemas de Informação uma Abordagem Gerencial. São Paulo: Editora Campus. 2007, 457p.

Nenhum comentário:

Postar um comentário