sexta-feira, 31 de agosto de 2018

Programa da Disciplina

Júpiter - Sistema de Graduação

Escola Superior de Agricultura "Luiz de Queiroz"
 
Ciências Exatas
 
Disciplina: LCE0136 - Empregabilidade e Competitividade - Gestão Organizacional e de Projetos, Startups, Inteligência, Decisão Robustica e Banco de Dados
Information Systems and Intelligence for Biology

Créditos Aula:2
Créditos Trabalho:0
Carga Horária Total:30 h
Tipo:Semestral
Ativação:01/01/2017Desativação:

Objetivos
Fornecer subsídios para os alunos acompanharem disciplinas de graduação que demandam conhecimento em sistemas de informação e para colaborar significativamente na empregabilidade e competitividade dos egressos.
 
 
 
Docente(s) Responsável(eis)
271045 - Carlos Tadeu dos Santos Dias
5542817 - Cristian Marcelo Villegas Lobos
2688982 - Gabriel Adrian Sarries
 
Programa Resumido
Linguagens de computadores e sistemas operacionais. Lógica de programação. Inteligência humana e organizacional. Aplicativos de uso mais frequente. Elaboração de sites e blogs. Programas para Bioinformática. Sistemas de Informação para sistemas mundiais de gestão. Redes neurais. Sistemas de Informação para Empreendedorismo. Princípios de simulação e otimização.
 
 
 
Programa
Linguagens de computadores e sistemas operacionais (Linux, Winows e Android). Lógica de programação, elaboração de programas de computador. Inteligência humana (9 inteligências de Gardner), inferência indutiva e dedutiva. Inteligência Organizacional. Lógica de programação. Aplicativos de uso mais frequente: planilhas, programas para apresentação (Prezzi), bancos de dados relacionais, aplicativos em Android. Programas para Bioinformática: distancias genéticas, comparações fenotípicas e genotípicas, sistemas de taxonomia numérica, cálculos de distancias, similaridades, elaboração de clusters e dendrogramas, NTSYS, SAS, elaboração de bancos de germoplasma (acessos e descritores booleanos, inteiros e reais), foco para Biologia. Sistemas de Informação para sistemas mundiais de gestão (CWQC, Toyota, BSC, 6 Sigma, PNQ, etc), certificação internacional da qualidade (ISO- 9000, 14000, 22000 e 17025-, GLOBAL-GAP, SA, OHSAS, etc.) Redes neurais, conceituação e utilização na biologia, aplicações no gerenciamento de processos biológicos. Sistemas de Informação para Empreendedorismo: conceituação, escolas, vantagens, metodologia de aplicação, ampliação do mercado de trabalho para biólogos. Princípios de simulação e otimização para fenômenos biológicos e ecologia, exemplos utilizando programas computacionais, aplicações do Teorema de Bolzano.
 
 
 
Avaliação
     
Método
A avaliação do aprendizado é feita através de prova final.
Critério
A média final é obtida da seguinte forma:

0,7 P&R + 0,3 S maior ou igual a 5,0
onde:
P&R= Provas e Relatórios
S= Seminário

A média final será calculada somando a média das provas e relatórios x 0,7 + a média do seminário x 0,3, sendo que para o aluno considerar-se aprovado o resultado deverá ser maior ou igual a 5.
Norma de Recuperação
É feita sob a forma de uma prova com duas horas de duração, sobre toda a matéria lecionada, aplicada após o término das aulas, em época determinada pela USP. A média final será a média aritmética entre a nota dessa prova e a média obtida no semestre.
 
Bibliografia
     
AZEVEDO FILHO, A. J. B.V. . Princípios de Inferência Dedutiva e Indutiva: Noções de Lógica e Métodos de Prova. 1/1. ed. Scotts Valley, EUA: CreateSpace Publishers, 2010. v. 1. 140p .
MICROSOFT. Office Online. Janeiro 2010. 
SARRIÉS, G.A.; VICINO, S.R.; LAY REYES, A.E. Qualidade Total e Certificação Internacional da Qualidade em Internet. Introdução ao Controle Estatístico da Qualidade: Controle de Qualidade Usando o Excel. In: ESALQ (on line). Piracicaba: ESALQ, CIAGRI, Janeiro 2015. Available from World Wide Web: http://www.esalq.usp.br/qualidade.
SARRIÉS, G.A. Gabriel Informação e Inteligência Organizacional (BI). Gabriel-Informa-intel-organiza.blogspot.com.br. 2015.
SARRIÉS, G.A. LCE 134 – Gabriel Informação e Inteligência Organizacional - Alimentos. gabriel lce-134-informa-intelig-alimentos.blogspot.com.br. 2015.
TURBAN, E. & RAINER, R. K. & PORTTER, R. E. Introdução a Sistemas de Informação uma Abordagem Gerencial. São Paulo: Editora Campus. 2007, 457p.


8. BIBLIOGRAFIA COMPLEMENTAR:

LIKER, K. & MEIER D. O Modelo Toyota, Manual de Aplicação. Porto Alegre: Bookman, 2007. 432p.
SARRIÉS, G.A. Benchmarking na Agricultura. In: ESALQ (on line). Piracicaba: ESALQ. CIAGRI, Janeiro 2015. Available from world wide web: http://www.esalq.usp.br/bentevi
SARRIÉS, G.A. Taxonomia Numérica, Distancias Genéticas, Similaridades, Algoritmos de Agrupamento Multivados e Dendrogramas. Programas NTSYS e SAS. Piracicaba: ESALQ, DME 1993. 67p.
SÉRIE PASSO A PASSO. Makron Books do Brasil Editora Ltda: Office 97/2000, Word 97/2000, Excel 97/2000 e Powerpoint 97/2000.
TIPS TRAINING AND CONSULTING. Excel tip.com, janeiro 2010. Available from World Wide Web:
 

Clique para consultar os requisitos para LCE0136

Clique para consultar o oferecimento para LCE0136

Data Crunching e Cluster Analysis (Inteligencia Artificial)

 Data Crunching e Cluster Analysis (Inteligencia Artificial)

- Pesquisar Data:
                      - Mining
                      - Crunching
                      - Analysis
- Machine Learnig
- Inteligência Artificial
- Redes Neurais




















  

Tabela Dinâmica - Excel (Pivot Table ou Paivot ou "Pivot" forma de referenciar em empresas)

 e Cluster Analysis (SAS)


Estatística Multivariada – Cluster Analysis (Analise de Agrupamentos)

Vamos começar a “olhar” com a Estatística (algoritmos matemáticos), de forma multivariada.

Isso é muito familiar para a gente por que nosso cérebro (muito mais poderoso que qualquer computador, 30.000 computadores de ultima geração de 2017) enxerga de forma multivariada.

Como reconhecemos os objetos ou as pessoas, por somente um item? Por exemplo, como reconhecemos uma pessoa: sexo, altura, cor do cabelo, formato do rosto, timbre da voz, sotaque, perfume que utiliza (ou que não utiliza), etc.

Na verdade utilizamos todos esses dados e muitos mais simultaneamente, ou seja, nosso sistema de reconhecimento natural é multivariado (como a Estatística Multivariada).

Como nosso cérebro processa toda essa informação em frações de segundo não sabemos. A neurociência está quebrando cabeça com isso. Podemos perguntar para Nicolelis (o neurocientista que dizem ter a maior chance de conseguir um Premio Nobel para o Brasil, agora já tem um casal de brasileiros que descobriu a vacina contra a malaria, Fundação Bill Gates)

O que podemos fazer com a matemática, estatística e computação é simular de alguma forma primitiva o funcionamento do cérebro.

Esse tipo de abordagem é utilizado nas áreas de Inteligencia de Negócios (BI), Sistemas de Informação ( Data Mining, Data Crunching, Decision Support Systems-DSS e Big Data) e Pesquisa Cientifica. Mais recentemente na área de Inteligencia Artificial.

No exemplo a ser apresentado (arquivo de Excel para download), temos 4 categorias de pessoas: Atletas, Semi-atletas, Sedentários e Professores da ESALQ. Nessas pessoas foram medidas 3 variáveis, Índice de Massa Corporal, Quantos quilômetros corre ou anda por semana e Quilocalorias que Ingere por Dia (modelo tri variado, se tem mais do que uma já é multivariado).
Exemplo para Download:



Aqui apresentamos o nosso objetivo, elaborarmos um dendrograma, que é a representação gráfica da saída do procedimento Cluster Analysis do Programa SAS:




                     Pivot Table - Tabela Dinâmica em   Excel

Podemos ver nesse exemplo que temos vários representantes de cada categoria, são exatamente 4 (ou quatro repetições de cada categoria)

Para aplicarmos Cluster Analysis devemos calcular previamente as medias aritméticas de cada categoria, para cada uma das 3 variáveis de resposta.






Vamos colocar a sequencia de passos para obtermos essas medias utilizando um recurso muito poderoso de bancos de dados do Excel (tal vez o mais poderoso):


 Tabela Dinâmica ou Pivot Table ou Pivot.


Passo 1 – Marcar o banco de dados original

Passo 2 – Entrar em Inserir e Depois em Tabela Dinâmica.






Passo 3 – Dar OK. Entraremos no Ambiente de Trabalho da Tabela Dinâmica:





Passo 4 – Clicar em Categorias “Cat.”(sem soltar o mouse, operação “Drag”) e arrastar as categorias para o local Rótulos de Linha.





Passo 5 – Arrastar as 3 variáveis observadas: IMC, Corr e Kcal para o local Somatória de Valores (Σ valores). Veja que o protótipo da Tabela Dinâmica, já está pronto, no canto superior esquerdo.



Passo 6 – O problema é que temos somatória dos valores e precisamos de medias aritméticas para entrar no Programa de 

Cluster Analysis do SAS. Como fazer para trocar 

somatória para medias?:


Veja que os dados são de soma, um IMC de 100, praticamente não existe ( 81,9 ; 100,7 ...)


·       Colocar o cursor na célula “soma de IMC

    ·   Pressionar o botão direito do mouse







    ·       Escolher a opção: “Configurações do Campo de Valor

    ·       Veja que está em “Soma”, clicar em “Média”. 





    Veja que agora temos Média de ICM para cada categoria.


    ·       Fazer mesma operação para Corr e Kcal.





    Fim do calculo das medias de cada categoria.


    Agora é somente copiar e colar no SAS.


    Programa SAS para Cluster Analysis dos Dados Calculados no Excel:

    data  pessoas;
    input cat $ imc corr kcal;
    cards;
    DADOS DO SAS DEPOIS DE APLICAR TABELA DINAMICA
    ;
    proc cluster data=pessoas outtree = arvore method = average;
    var imc corr kcal;
    id cat;
    run;
    PROC TREE DATA = arvore;
    RUN;
















    sexta-feira, 24 de agosto de 2018

    Aula 4 - Implantação de Gestão Top Down

    Implantar Gestão pela Qualidade Total no formato Top Down numa organização:

    Projeto ERIC-IA / NIT-Qualidade e Metrologia / CNPq-USP e Setor Produtivo

    Missão Empresarial

    Exemplo:
    MISSÃO

    Produzir e comercializar minério (núcleo de negocio da organização) diferenciados pelo alto valor e segurança  para o consumidor (como a empresa atende o stakeholder cliente), através da adoção de práticas éticas e avançadas que preservem o ambiente para as futuras gerações (como a empresa atende o stakeholder sociedade) e garantam a sobrevivência da empresa (como a empresa atende o stakeholder acionista) , promovendo a valorização e o crescimento do ser humano (como a empresa atende o stakeholder colaborador).





    sexta-feira, 17 de agosto de 2018

    Aula 3 - Videoaula Gestão Estratégica Tática Operacional

    Aula 3 - Videoaula Gestão Estratégica Tática Operacional



    Planejamento (Estratégico-Tático e Operacional)





    Arquivo pera ver em streaming - Somente clicar:




    Exercícios - Lista

    Exercícios - Lista

    Controle e Dinâmica.

    E-Mail da Disciplina:



    biologia.inteligente.10@gmail.com

    Colocar no Assunto do e-mail o Nome Completo e Numero do Exercício



    Exercício 1 - Elaborar uma apresentação dos sistemas Mundiais de Gestão. Oito slides.
    Exemplo:

    • Perspectiva Histórica
    • Falar quais são os SMG e descreve-los, colocar empresas ou organizações que os utilizam
    • Outro critério alinhado com sua empregabilidade e competitividade.
    • DL (Dead Line) : 31/8/2018.
    Exercício 2:

    Elaborar uma apresentação sobre os sistemas de implantação de gestão: Top Down e Bottom Up. Elaborar 4 slides de cada um dos sistemas. Dead Line (DL): 10/9/2018.


    Exercício 3:


    Elaborar uma apresentação sobre Ferramentas de Gestão Estratégica. Elaborar 8 slides.  Dead Line (DL): 10/9/2018.

    Exercício 4:


    Elaborar uma apresentação sobre Ferramentas de Gestão Operqacional. Elaborar 8 slides.  Dead Line (DL): 10/9/2018.


    Exercício 5: Criar um blog individual. Dead Line (DL): 10/9/2018.



    sexta-feira, 10 de agosto de 2018

    Aulas 1 e 2 de 2018

    Apresentação  Gabriel e Disciplina 





    Slides sobre a Disciplina












    (Rodar Mapa Mental em GoConqr de Informação - Com esse nome)


    URL:
    https://www.goconqr.com/pt-BR/p/9688352










    Discutirmos SMG & CIQ & Sistema Toyota de Gestão

























































    Slides de 7/2017 para delegação da Colômbia


    Slides para Download:




    1.  Exercício 1
    2. Elabore um Slide Show com 8 slides sobre Gestão pela Qualidade Total (GQT) e Certificação Internacional da Qualidade (CIQ), 4 de cada assunto.
           - Individual
          - Dead Line (DL):  24/8/2018
          - Enviar esse exercício para o e-mail da disciplina, coloque no Assunto:
        – Exercício 1
        – Autor 


    E-Mail da Disciplina: